Olá queridos #ApaixonadosPorCafés!

Vamos conversar um pouco sobre os Tipos de Café?

Encontramos hoje no Brasil, a comercialização de dois tipos de café, o Café Arábica e o Café Conilon.

O café Conilon, também conhecido como Robusto é o café comum, como nosso foco são os cafés especiais vamos falar dos 100% Arábica, que possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor, com 50% menos cafeína que o Conilon.

 

Variedades de Café 100% Arábica

Existem muitas variedades de café Arábica, mas #oSenhorDosCafés escolhe sempre os melhores grãos, por isso, as vezes, nossa Carta de Cafés sofre algumas alterações. Alguns cafés são produzidos em pequenos lotes e acabam rapidinho, dando espaço para outros lotes que encantam os paladares mais exigentes!

 

Hoje, na Loja Física ou na Loja Virtual, o Senhor Espresso oferece uma grande  variedade de Café 100% Arábica, conheça algumas:

 

  • Bourbon AmareloO Bourbon Amarelo é uma das melhores variedades de café, com sabor suave, corpo médio, baixa acidez e finalização longa, tem aroma cítrico e de caramelo. As plantas podem atingir até 3 metros de altura, com grãos menores e produtividade inferior, se comparada aos outros cafés, por isso é uma café com pouca oferta no mercado, o que o torna mais especial!
  • Catuaí Amarelo – Catuaí é uma palavra de origem tupi-guarani que significa “muito bom”. É um café encorpado, com acidez cítrica e frutada e aromas de caramelo, baunilha e frutas amarelas. Um café especial para ser degustado sem adição de açúcar! É um dos preferidos dos produtores brasileiros, graças a suas características físicas como porte baixo e menores prejuízos a doenças e fungos.
  • Mundo Novo – Com corpo médio, média acidez e aroma intenso de torra, o Mundo Novo é um café com sabor doce e marcante, com aromas de caramelo e chocolate ao leite. A maturação dos frutos é uniforme o que facilita a colheita e proporciona um café de alta qualidade.
  • Obatã – O café Obatã tem sabor suave, corpo médio, alta acidez e alta doçura, apresenta um marcante aroma de chocolate, mel e frutas vermelhas. Harmoniza perfeitamente com doces e bolos. É uma planta que apresenta resistência à ferrugem, com excelente produtividade e rusticidade. Por essas razões, o cultivo desse café tem aumentado bastante no Brasil.
  • Tupi – Uma bebida suave, com baixo corpo, baixa doçura e finalização curta. Tem um aroma delicioso de mel e baunilha. Uma planta de fácil manejo e ótima produtividade que tem conquistado cada vez mais produtores e apaixonados por café!

Temos ainda 4 classificações dos Cafés:

  • Café de Origem Certificada – Alguns atributos do Café estão estritamente relacionados com a região de plantio e, por isso, recebem um Certificado de Origem.
  • Café Especial/Gourmet – Apresenta uma união de vários requisitos,  que vão desde a região do seu cultivo, até a torra. Os grãos são selecionados com peneira maior que 16, com fruto denso e isento de defeitos.
  • Café Orgânico – O cultivo do Café Orgânico deve seguir as diretrizes da agricultura orgânica, como a utilização de fertilizantes orgânicos e controle biológico de  pragas e doenças.

Café Fair Trade – Para ser classificado como um Fair Trade, o café precisa ser cultivado em harmonia com questões socioambientais, ou seja, produzido por pequenos agricultores, em uma cultura associada a preservação do meio ambiente.

Comments

comments

DEIXE SEU COMENTÁRIO