A Baunilha é a única orquídea comestível, dentre os mais de 20.000 tipos da planta. Como uma vagem tão especial, que exige cuidado, disciplina e persistência no cultivo, é a segunda especiaria mais cara no mundo, chegando a custar R$ 6.000,00 o quilo da essência concentrada in natura.

Há alguns anos, nosso Barista e Mestre de Torra, Rodrigo Polachini, resolveu se dedicar ao cultivo dessa especiaria tão disputada na alta gastronomia mundial. O desafio começou fevereiro de 2012,  com uma pequena muda que Rodrigo plantou no jardim de sua casa. Foram 5 anos até que planta tivesse a primeira florada e se tornasse madura o suficiente para a primeira polinização.

A Baunilha nativa é polinizada por abelhas, porém, quando cultivada domesticamente precisa ser polinizada manualmente, pois, as anteras com pólen e estigmas das flores, são separados pelo rostelo, que impede a autopolinização da flor. A polinização das flores deve ser feita ao nascer do Sol, pois se abrem durante a madrugada e há menos de 12 horas para a polinização seja alcançada com efetividade. As flores que não forem polinizadas no dia de abertura caem nos dias seguintes.

Após a polinização, a baunilha passou por um período de 9 meses de maturação. Colhida ainda verde, foram necessários mais 30 dias de repouso para que pudesse ser preparada para o uso.

É bem provável que você nunca tenha experimentado o sabor verdadeiro da baunilha, mas se prepare, pois já estamos usando nas nossas receitas, o que dá um sabor e aroma incomparáveis aos bolos, geleias e bebidas. Uma experiência maravilhosa te aguarda!

Comments

comments

DEIXE SEU COMENTÁRIO