Como preparar a xícara perfeita? Pergunta que não sai da cabeça dos #ApaixonadosPorCafé.

Mas para responder precisamos levar em consideração 3 quesitos: sua Preferência, o Grão e o Método de Preparo!

Parece que preparar a xícara perfeita é quase impossível, mas calma, vamos começar pelo mais fácil e mais gostoso, o sabor que agrada seu paladar! Existem diversos tipos de cafés, frutados, mais ou menos encorpados, com mais amargor, suave, experimente todos os nossos Cafés Especiais e escolha o seu favorito.

Com a qualidade do Grão não precisa se preocupar, para isso temos um Senhor Provador, Torrador e Barista, que oferece aos seus clientes os melhores Grãos, garantindo a qualidade da sua bebida.

Agora só falto o último quesito e para ele preparamos uma breve descrição de alguns métodos de preparo que vão enobrecer a xícara perfeita!

Mas antes disso fique atento a algumas dicas importantes:

  • Use água mineral ou filtrada, pois o cloro interfere no aroma – da bebida;
  • Não ferva a água, a temperatura ideal é de 93°C a 98°C (assim que começar a borbulhar”);
  • Se usar filtro de papel, escalde-o primeiro para remover o gosto do material;
  • Faça uma pré-infusão, molhe todo o pó antes de coar e só então despeje o restante da água lentamente, sem mexer;
  • E, por fim, escalde a xícara antes de servir, para manter o café quente por mais tempo.

MOKA – O café preparado na Moka é mais encorpado. Quando aquecida, a água entra em contato com o pó do café, que é impulsionado sob pressão para o topo da moka,  formando uma leve crema,  parecido ao obtido no método de café espresso.

COADOR DE PANO – O coador de pano é modo clássico de preparar café. Ele permite a passagem os sólidos, acentuando o amargor e resultando numa bebida encorpada.

TURCO – Coloca-se no Ibrik o café moído, a água, nesta ordem e leva-se ao fogo. Pode  quebrar a regra de “nunca ferver o café”. Aqui é proibido mexer a bebida para não misturar o pó que se acumulou no fundo da xícara.

PRENSA FRANCESA  – Esse método extrai todo o sabor do café. Aqueça a cafeteira e coloque o pó; acrescente água quente, mexendo, e deixe durante 5 minutos. Em seguida, empurre o êmbolo para baixo servindo diretamente na xícara.

ESPRESSO – O espresso prepara uma bebida cremosa e aromática, é considerado o método mais apropriado para apreciação de todas as nuances da bebida.

CLEVER – O Clever é um método para fazer café coado que permite o controle do tempo de infusão. O café feito com a Clever pode ser comparado ao método da Prensa Francesa, onde é possível controlar o tempo de extração, sem o inconveniente da presença de particulados pela utilização do filtro de papel.

HARIO V 60 – Desenvolvido no Japão, este coador de cerâmica é bem diferente do tradicional. O formato cônico, a grande abertura na base e as linhas espirais internas permitem uma extração precisa do café, resultando em uma bebida limpa e saborosa.

AEROPRESS – Método que produz café coado utilizando a pressão manual do ar, através de um filtro de papel. O resultado é uma bebida suave, que tem uma textura de café coado, mas com a complexidade de um espresso.

CHEMEX – Inventado por um químico em 1941, seu formato único e afunilado, onde coador e recipiente são interligados, ajuda a manter a temperatura. O filtro com camada tripla resulta em uma bebida mais limpa.

SYPHON – Seu formato cilíndrico une a arte e a ciência. Criado em 1840, é um método de preparo por infusão, que funciona por meio do Princípio de Transferência Térmica.

FILTRO DE OURO – O filtro é feito com Ouro 24 quilates que não absorve os óleos como o papel e o pano, ou seja, resultando em mais sabor no seu café.

Comments

comments

DEIXE SEU COMENTÁRIO