São muitas as lendas sobre a história do Cappuccino, mas tem uma que é a mais aceita entre os conhecedores de Cafés. A lenda fala sobre um Monge Italiano, a Guerra e a Invenção de uma bebida muito especial!
No final do séc XVI, o avanço islâmico na Europa é grande. Em 1683, Viena sofre uma tentativa de invasão, mas o exército islâmico é cercado e recua velozmente, deixando para traz muitas sacas de café.
Um monge italiano, Marco D”aviano encontra o Café turco abandonado e prepara uma bebida com os grãos. Mas o resultado foi frustante, a bebida era tão amarga quanto a guerra. Então, o monge decide adicionar leite e mel na bebida e batiza sua invenção de Cappuccino (italiano “cappucio” que significa capuz | “ino” que significa pequeno), Pequeno Capuz, em alusão a ordem de monges franciscanos e também as suas vestimentas.
Hoje, principalmente no Brasil, o Cappuccino pode levar canela e chocolate, é preparado com Cafés Especiais e Leite Vaporizado, criando uma textura aveludada, cremosa e brilhante. Além de delicioso, o Cappuccino, é uma bebida encorpada e cheia de cultura!