Que o Café é a bebida preferida entre brasileiros nós já sabemos, mas o que fazer com o resíduo produzido após o preparo, a borra?

Pensando sobre nosso último post, “Como olhar para Futuro sem encarar o Problema?”, no qual discutimos sobre impacto ambiental das cápsulas e como minimizar nossa ação no micro, resolvemos trazer uma ideia sustentável para a borra do café, pois, quando jogada no lixo, ela se decompõe liberando metano, cujo efeito é 20 vezes mais potente do que o CO2, no efeito estufa.

Que tal usar a borra do seu café, um resíduo poluente, para produzir seu próprio adubo e manter seus vasos, horta ou jardim mais saudáveis e bonitos?

A borra é uma matéria orgânica, rica em nutrientes como o magnésio e o potássio e excelente fonte de nitrogênio, que são fundamentais para a fertilidade e qualidade do solo. Ela pode ser usada na Fertilização, Compostagem e como Repelente de Pragas. Mas, para que seu adubo seja eficaz, é preciso alguns cuidados no preparo, por isso separamos algumas dica importantes.

  • Não guarde a borra por muitos dias, ela pode mofar, sempre utilize matéria nova;
  • Não aplique a borra diretamente no solo, pois ao invés de beneficiar, ela roubará o nitrogênio para se decompor, deixando o solo mais ácido e menos favorável às plantas;
  • Compostagem: Misture a borra com outras matérias orgânicas trituradas, como restos de legumes, frutas, ovos, grama e folhas, deixando secar ao sol para fermentar por 60 dias, revolvendo com frequência o composto, até fique homogêneo, podendo então ser utilizada como adubo;
  • Adubo Rápido: Use uma parte de borra de café misturada em dez partes de terra, revolva bastante e aplique no local;
  • Repelente: Prepare 100g de borra de café para 1l de água, misture bem e aplique com um borrifador, protegendo suas plantas bactérias, larvas, caracóis e lesmas.  

Agora é só reutilizar a sua borra a fazer a sua parte para que seu mundo seja mais sustentável. Em breve teremos novidades sobre o tema. Aguarde!

Comments

comments

DEIXE SEU COMENTÁRIO