Na hora de servir um Café Especial sempre surgem dúvidas com relação aos acompanhamentos, pois ao harmonizar o café com algum prato, doce ou salgado, podemos destacar suas qualidades ou simplesmente rebaixar suas melhores características.

A Harmonização tem um princípio único e imprescindível, melhorar as partes. Portanto, é preciso cautela, mas a melhor parte é que para conseguir uma ótima harmonização o segredo é provar, provar várias vezes, diversos cafés com diversos pratos, até acertar a medida. Mas para isso, vamos dar algumas dicas importantes.

A melhor forma de degustação de uma harmonização é através da Triangulação. Primeiro prove a bebida, afim de identificar suas características, como doçura, corpo, acidez e amargor, para definir algumas diretrizes do que poderá destacar suas qualidades. Em seguida, prove o acompanhamento, com ele ainda na boca tome outro gole de café, aguarde um tempo com ambos na boca, até que obtenha as sensações gustativas favoráveis ou desagradáveis.

As harmonizações podem ser feitas de duas formas:

  • Semelhança – acompanhamento destaca uma característica do café;
  • Contraste – acompanhamento complementa uma característica ausente na bebida (doçura, corpo, acidez ou amargor).

Sugestões de Tipos de Acompanhamentos X Características do Café:

  • Alimentos salgados como tortas, queijos e pães são ótimos acompanhamentos para destacar o amargor e acidez do café;
  • Carnes adocicadas como porco, carneiro e cordeiro harmonizam perfeitamente com a maciez do café;
  • Doces com características de caramelo, ou nozes (amêndoas, castanhas) destacam a doçura do café.

Agora é só preparar uma mesa cheia de doces, salgados e Cafés Especiais Senhor Espresso e convidar os amigos #ApaixonadosPorCafés para uma deliciosa degustação!

Comments

comments

DEIXE SEU COMENTÁRIO